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Para iniciar, é necessário o primeiro passo

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Nesta série de postagens vamos abordar assuntos relacionados à Corrida, mas antes de entrarmos em detalhes, nesta primeira vão algumas dicas para quem tem vontade de começar a correr, mas nunca começa.
Se você tem a vontade, já tem o mais importante, agora é só por em prática. Então, vamos lá!

Previsão de treinos na agenda semanal

É muito importante que sejam escolhidos dias e horários dentro de sua agenda semanal. Você deve destinar para o seu treino uma hora por dia, três vezes por semana – de preferência em dias alternados (2ª, 4ª e 6ª feiras ou 3ª e 5ª feiras e sábado). Vale frisar que nesses dias selecionados, mesmo que chova ou faça frio, você vai realizar algum treino. Se estiver chovendo e não for possível correr, você pode optar por fazer uma sessão de alongamentos ou, se não estiver muito disposto, opte por uma caminhada na esteira, o importante é realizar uma dessas atividades para não perder o pique.

Ritmo

Inicie com caminhadas de 30 a 45min. ou alterne corridas e caminhadas durante 30min. Uma maneira muito fácil e eficaz de saber o ritmo ideal é tentar falar durante a atividade, se você não conseguir, é necessário diminuir a velocidade. Lembre-se de que estamos começando, vamos com calma! Aqui vale o “devagar e sempre”.

Equipamentos e roupas

Não é necessário comprar nada novo ou tecnológico ao iniciar. Você pode começar com roupas leves e apenas um cronômetro para marcar o tempo da corrida. Após algum tempo de prática, você terá condições de avaliar o que realmente é necessário adquirir.

Alimentação

Você deve alimentar-se antes, durante e depois de realizar uma atividade (corrida), pois seu gasto calórico aumenta, então é importante que antes se faça uma refeição leve. Durante a corrida é recomendável que se hidrate. Ao final, dentro de um período de duas horas, deve ser feita uma refeição completa.

Avaliação Física e Registro da Atividade

Não se esqueça de fazer uma avaliação física para verificar sua aptidão e ter tranquilidade e segurança durante a prática esportiva.
Anotar no calendário ou planilha os dias, tempo e tipo de exercício realizado também é importante, pois assim, com o decorrer do tempo, você terá uma visão geral de sua evoluçào.
Pronto! Já podemos começar!
Vamos correr…